sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RELATOR DE PROCESSO CONTRA ZAMBELLI, DEPUTADO BAIANO VOTA PARA ADMISSÃO NO CONSELHO DE ÉTICA

LUIZA SANTOS - 02/08/2023 16:58

Relator de um processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o deputado João Leão (PP-BA) apresentou nesta quarta-feira (2) um parecer preliminar pela admissibilidade da representação, apresentada pelo PSB.

O processo acusa Zambelli de quebra de decoro parlamentar por ter xingado e constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), durante audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino. O caso aconteceu no dia 11 de abril, quando a parlamentar disse para ele “tomar no c*”.

O deputado Domingos Sávio (PL-MG) pediu vista do relatório e, por isso, o texto não foi votado pelo colegiado. Sendo assim, o presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União-BA), deu o prazo de dois dias úteis. Segundo Leão, o conselho precisa ser rigoroso com qualquer parlamentar que não venha cumprir a ética e o decoro.

Durante a defesa, Zambelli admitiu ter xingado, mas negou ter direcionado as palavras a Duarte Jr. “Eu não deveria ter feito, porque uma mulher não deveria ficar xingando desta forma, apesar de ter sido criada por família italiana e, sabe como é que, as nonas [avó, em italiano] gostam de falar um palavrão”, complementou.

Leão sugeriu que Carla Zambelli fizesse pedido de desculpas formal à Casa e ao deputado Duarte Jr, e ela concordou.

FOTO: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.