A movimentação de cargas nos portos públicos da Bahia no 1º semestre de 2023 atingiu 6,2 milhões de toneladas, uma redução de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.O Porto de Aratu movimentou 3,5 milhões de toneladas, uma queda de 1,2% em relação ao 1º semestre de 2022. Já o Porto de Salvador movimentou 2,5,milhões de toneladas, uma redução da ordem de 5%. O Porto de Ilhéus registrou crescimento de 5% na movimentação portuária, que atingiu 206 mil toneladas.
Se forem contabilizados todos os portos da Baía de Todos a movimentação portuária foi da 20 milhões de toneladas no 1º semestre de 2023, praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado. Para se ter ideia do tamanho dessa movimentação portuária, ela é 70% maior que a do porto de Suape, que movimentou 12 milhões de toneladas no mesmo período.
Deve-se levar em conta, no entanto, que grande parte dessa movimentação refere-se ao Temadre – Terminal de Madre Deus, referente a movimentação da refinaria de Mataripe. As informações são da Codeba.