Através do Programa de Fortalecimento do SUS na Bahia (PROSUS II), serão investidos cerca de R$ 710 milhões, ou US$ 150 milhões, na saúde pública baiana. Os recursos serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Nessa segunda (31), os membros do BID finalizaram os ajustes com integrantes do governo estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O projeto será iniciado em 2024.
“O PROSUS II é um projeto de imensa importância, para ampliarmos a estrutura e o atendimento no nosso Estado. É mais um esforço do Governo da Bahia para dar à nossa população um serviço de qualidade na rede de atenção básica e fortalecer a descentralização e regionalização da saúde, dando um atendimento mais célere e mais conforto aos baianos”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
O programa dá continuidade ao PROSUS I, concluído em 2022, e terá como prioridade a saúde digital e a ampliação da rede pública, assim como melhoria da gestão da Sesab.
De acordo com o projeto, são previstas construções de Unidades Satélite, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e um Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) Regional.
Foto: Camila Souza/GOV-BA