sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

KLEBER ROSA CRITICA RECADASTRAMENTO DO AUXÍLIO-MORADIA DA PREFEITURA DE SALVADOR

João Paulo - 29/07/2023 10:32

O pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo (PSOL), ativista do movimento negro, e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa, durante live realizada nesta semana, no seu canal do Instagram, fez duras críticas à Portaria 119 da Secretaria de Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que pretende fazer o recadastramento das famílias que recebem o auxílio-moradia da prefeitura de Salvador. O psolista frisou  que a Portaria representa um retrocesso político haja vista que não existe a necessidade real de recadastrar os beneficiários do programa. ” Ao fazer o processo de recadastramento das famílias de uma hora para outra, com prazo curto, a tendência é que não consiga atender todas as famílias que recebem o benefício e que precisam dele. O objetivo da Secretaria tem que ser promover a inclusão social e não o oposto. Nesse caso, várias famílias vão acabar sendo excluídas do benefício”, alerta Kleber Rosa.

A assistente social pós-graduada em Gestão Pública pela Unicamp e servidora pública do SUAS Salvador, Gláucia Tavares,  ressalta que as famílias não estão conseguindo entender o motivo da prefeitura querer realizar o recadastramento. “A portaria vai promover uma violência institucional e uma violação aos direitos humanos, pois o acesso ao auxílio-moradia é um direito resguardado pela nossa legislação e precisa ser garantido pela gestão municipal. São famílias que encontram-se em um quadro de total vulnerabilidade social e o acesso à moradia é fundamental à cidadania e à dignidade dessas famílias”, avalia.

A live contou também com a participação de Mônica Andrade, assistente social há 21 anos, pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família; da MBA em Gestão  de Pessoas e Relações Trabalhistas pela Faculdade Ruy Barbosa e articuladora do Mobiliza PSI, Juliete Barreto; da assistente social e representante do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS de Salvador, Gilmacia Ingrid; e do coordenador administrativo do Sindseps, Bruno da Cruz.

Fotos: Marcos Musse

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.