segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.953 Dólar 5.4598

FABRIZZIO MULLER DIZ QUE NÃO FAZ SENTIDO MANTER LINHAS DE ÔNIBUS CONCORRENTES AO BRT

João Paulo - 29/07/2023 08:15

O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, em entrevista à rádio metrópole, explicou que não tem sentido manter linhas de ônibus que façam o mesmo trajeto do BRT de Salvador. O secretário também negou que a prefeitura esteja retirando linhas. “Não é uma imposição de usar o metrô, mas é uma realidade. A gente tem o metrô, um sistema de alta capacidade, e não faz sentido ter uma linha concorrente ao trajeto dele, mas sim linhas complementares ao serviço. A mesma coisa no BRT. Onde hoje é o modal funcionavam 60 linhas de ônibus, que se engarrafavam no centro do Iguatemi. A gente tirou essas linhas, integrou com o BRT e racionalizou o sistema”, afirmou.

“Não tem um mês que o BRT não cresça seu número de usuários, em maio foram 600 mil usuários, isso com apenas duas linhas em operação. A gente vai ter em agosto e setembro uma terceira linha, como uma grande circular na Pituba, e no próximo ano também teremos novas entregas”, acrescentou. Para o secretário, as críticas dos usuários são normais e se devem ao fato de uma mudança cultural que a cidade precisa atravessar para acompanhar as mudanças no transporte urbano.

“A gente está trabalhando para melhorar, em um conceito que acontece no mundo inteiro, com necessidade de integração e inovação em modais. Salvador, até 10 anos atrás, quando uma pessoa pegava dois ou três ônibus não existia nem mesmo tarifa única. Com isso, as pessoas se acostumaram a usar um ônibus só com enormes linhas. Nossa premissa é diminuir o tempo no ponto, diminuir o tempo de deslocamento. Só que isso envolve uma mudança de cultura, as pessoas reagem, mas estamos trabalhando para um transporte melhor na cidade”, explicou.

Foto: Leonardo Lima/Metropress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.