Reunião entre os dois presidentes aconteceu nesta sexta-feira (28)
Depois de uma reunião com Lula (PT), o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, relatou que os dois países devem pensar o futuro do da Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Conforme ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano.
“Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
De acordo ainda com o paraguaio, a finalidade é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, continuou ele.
Segundo informações da Agência Brasil, Peña conta que acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total.
Foto: Divulgação / Valter Camapanato Agência Brasil