sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ANEEL PROJETA REDUÇÃO DE TARIFA PARA BYD NA BAHIA

LUANA NEIVA - 28/07/2023 18:00

A BYD será um consumidor industrial de grande porte com instalações na Bahia

Nesta quarta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) recebeu representantes da BYD, maior fabricante de veículos elétricos no mundo e que instalará um complexo industrial em Camaçari, na Bahia. Participaram da reunião o Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, técnicos da Agência, o CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, além de executivos da montadora.

Na pauta da reunião, discussões sobre os investimentos no estado e os benefícios que a gigante chinesa terá com a redução na tarifa de transmissão de energia para os consumidores localizados nos estados do Norte e Nordeste.

A BYD será um consumidor industrial de grande porte com instalações na Bahia, que terá os efeitos da redução dos custos da tarifa de transmissão de energia. No estado da Bahia, a estimativa é de redução em média de 25% nos custos de transmissão que compõem a conta de luz no estado, sendo que no ponto onde a indústria será instalada, projeta-se redução em torno de 30% ao fim da transição metodológica aprovada pela ANEEL, o que ocorrerá nos próximos anos, já com a fábrica em pleno funcionamento.

O Diretor-Geral, Sandoval Feitosa, agradeceu a visita do CEO da BYD e dos outros executivos e destacou que a ANEEL está disponível para ajudar no desenvolvimento da Bahia e da região Nordeste. “Esse investimento da BYD é muito importante para a ANEEL e estamos entusiasmados com a possibilidade de contribuirmos com a redução expressiva da tarifa de transmissão em torno de 30% de forma escalonada nos próximos quatro anos”, afirmou Feitosa.

O CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, parabenizou a ANEEL pela aprovação do regulamento que reduz a tarifa de transmissão e disse que a medida ajudará a trazer mais competitividade para a produção industrial. “A ANEEL fez algo que é essencial para o desenvolvimento do país e que vai promover ainda mais os investimentos na Bahia e região Nordeste como um todo”, destacou o CEO.

Foto: Divulgação / Poder 360

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.