domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HADDAD AFIRMA QUE TAXAÇÃO DE SUPER-RICOS SERÁ ENVIADA EM AGOSTO, MESMO DEPOIS DE OBJEÇÃO DE LIRA

LUANA NEIVA - 27/07/2023 15:20 - Atualizado 27/07/2023

O ministro da Fazenda também criticou os contribuintes que não pagam o IR

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) confirmou que a proposta de maior taxação sobre os super- ricos será enviada ao Congresso em agosto, para que ela eleve as receitas previstas na proposta de Orçamento de 2024. De acordo com informações do Metrópoles, o político afirmou o envio da proposta mesmo depois do residente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contestar a iniciativa.

Segundo Lira, seria arriscado o governo Lula (PT) colocar em discussão a taxação de fundos exclusivos de investimento antes da conclusão final da Reforma Tributária sobre o consumo no Senado.

“Tem que ir em agosto [taxação dos super-ricos] porque tem que acompanhar o [projeto de] Orçamento. Não posso mandar o Orçamento sem essas medidas encaminhadas ao Congresso”, disse Haddad.

Haddad ainda defendeu a medida como uma forma de se fazer justiça fiscal no país. “Estamos falando de 2.400 fundos com patrimônio de R$ 800 bilhões. Quase ninguém assistindo [à entrevista] faz parte desse grupo”.

Haddad também criticou contribuintes que fogem do pagamento de impostos que já são baixos em comparação com pares globais, como no caso da tributação sobre heranças. “A primeira pessoa que pede ajuste fiscal é essa. [A que diz que o governo] ‘está gastando demais’. Mas não quer pagar o mínimo”.

Foto: Divulgação / Diogo Zacarias MF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.