quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

SALVADOR CONTARÁ COM PRAÇAS VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA

Douglas Santana - 26/07/2023 19:27

A Prefeitura de Salvador está realizando a construção de praças voltadas para crianças de zero a seis anos, as chamadas “praças da primeira infância”. Os equipamentos contam com brinquedos acessíveis, proporcionando mais inclusão e liberdade para os pequenos durante o momento de lazer. O investimento total é superior a R$3 milhões.

A primeira delas está sendo instalada no Residencial das Margaridas, no Jardim das Margaridas, e a execução do projeto acontece em uma parceria do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, da Secretaria de Governo (Segov) de Salvador, Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do projeto Urban95.

O investimento conta com novas praças, parques infantis com brinquedos acessíveis, passeios e rampas com acessibilidade, construção de muros de contenção e requalificações de escadas, além de pavimentação asfáltica.

Outros dois espaços estão previstos, também na região do Jardim das Margaridas, um no Residencial Bosque das Bromélias, e outro no Residencial Recanto das Margaridas.

O arquiteto e urbanista do Núcleo, Ian Galvão, conta que o processo de planejamento da praça conta com brinquedos que não são perigosos para essas crianças.

“São (brinquedos) de escalada, que ajudam a desenvolver o som e o equilíbrio. Trazemos uma proposta que engloba caminhos coloridos com formas geométricas e música, aproveitando a praça como um elemento pedagógico, de aprendizado”, explica.

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, sendo Salvador uma cidade que tem a sua própria fábrica para equipamentos deste projeto – alguns inclusive já em produção – mostra como o município está preparado.

“Salvador foi escolhida por tudo que dispôs. Inclusive, vamos inserir em nossas outras praças equipamentos específicos para a meninada dessa idade”, destaca.

 

Fonte: Secom-PMS / Foto: Bruno Concha/Secom-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.