quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

PROJETO BIBLIOTECA DE LOS SUEÑOS CHEGA AO TERREIRO ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ, EM SALVADOR

João Paulo - 26/07/2023 13:18

No dia 26 de julho (quarta-feira), às 10h, a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos e aBiblioteca Maria Stella Azevedo Santos, que funcionamno terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, em Salvador,serão contempladas com novo espaço de leitura e acervo de 1200 livros. A novidade é fruto do projeto internacionalBiblioteca de Los Sueños, que chega à instituiçãocomo uma realização da CEC Brasil e patrocínio da Dow, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. A unidade da capital baiana é uma das duas instituições brasileiras selecionadas para receber a ação no ano de 2023, sendo a outra em São Paulo.

A iniciativapassa a beneficiar cerca de 260 estudantes, do Ensino infantil ao Fundamental I e II, que irão contarcom um espaço de convivência e leitura na escola, com títulos de autores brasileiros em língua espanhola ou bilíngues, além de livros da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade. O acervo agrega obras centradas na temática afro-indígena e dialoga com a preservação da identidade afrodescendente, indo ao encontro da filosofia da instituição, que aborda conhecimentos do candomblé e o respeito à pluralidade étnico-cultural no seu processo de ensino aprendizagem. O novo acervo será dividido entre a escola e a biblioteca.

O pano de fundo do projeto Biblioteca de Los Sueños, idealizado pela CEC Brasil, é a divulgação da literatura brasileira e a valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural a partir da criação de espaços de leitura em países da América do Sul. Em 2023, o projeto inaugura um total de cinco unidades, sendo duas no Chile, duas no Brasil (São Paulo e Salvador) e uma no Uruguai.

“Recebemos com muita alegria a Biblioteca de Los Sueños na nossa escola. Ampliar espaços de leituras negras é resgatar memórias, entrelaçar e disseminar culturas através de acervos identitários afrocentrados. É permitir às crianças negras mais leituras, conhecimento e uma educação antirracista. Agradecemos o presente com um abraço Ubuntu e olhar afiado para combatermos toda prática racista, desmarcando sempre a frase de Oba Biyi (Mãe Aninha): ‘Eu quero ver meus filhos com o anel nos dedos aos pés de Xangô’, fortalecida na flecha certeira de Ode Kayode (Mãe Stella) quando nos disse: ‘O que não se registra o vento leva’. E assim, registramos mais uma vez nossa luta pela equidade social”, afirma Iraildes Nascimento, Egbomi do Ilê Axé Opô Afonjá e gestora da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos.

“Na condição de yalorixá, a implantação do Projeto Biblioteca de Los Sueños na Biblioteca Comunitária Ikojppo Ilê Iwe Mãe Stella de Oxóssi e na nossa Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos é muito importante para nosso Egbé e comunidade do entorno deSão Gonçalo do Retiro e Cabula.A experiência de implementação daBiblioteca nas dependências do Ilê Axé Opô Afonjá éfundamental no reforço de políticaspúblicas com organizações governamentais e não governamentais para o apoio àsbibliotecas comunitárias nos diversos espaços,e principalmente em terreiros de candomblé, estimulando a leitura e acesso a livros como também com o objetivo  de preservar   e difundir conhecimentos e história dos africanos no Brasil”,declara a Mãe Ana de Xangô,yalorixá do terreiro, professora e pedagoga.

Além de estar voltada para regiões de vulnerabilidade social, a implantação das unidades do projeto Biblioteca de Los Sueños tem como critério a formação de mediadores para o novo espaço, dentro de uma lógica de dinamização de práticas de leitura, formação do leitor e capacitação sobre literatura brasileira. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas, creches, centros culturais ou associações situadas nas periferias de cidades latino-americanas. “Essa unidade do Biblioteca de losSueños promove a diversidade literária, fortalecendo a identidade e ampliando as vozes da comunidade literária negra, construindo assim pontes para um mundo mais igualitário e inclusivo”, comenta Kaline Vânia, diretora administrativa da CEC Brasil.

Para Greg Oliveira, diretor do complexo industrial da Dow na Bahia, “o apoio à Biblioteca de Los Sueños corrobora com o compromisso da Dow de minimizar a lacuna educacional entre jovens de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo também os pilares da inclusão e da diversidade. É com orgulho que temos conseguido aumentar nossos investimentos sociais em especial na Bahia. Alavancar projetos tão importantes como esse nas localidades onde operamos e ajudar a viabilizar maior desenvolvimento social e comunidades mais inclusivas é uma de nossas prioridades e intrínseca ao papel social que entendemos que a empresa detém.”, avalia o executivo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.