domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SINDPOC APONTA QUADRO DE ADOECIMENTO MENTAL DOS POLICIAIS CIVIS

Victoria Isabel - 24/07/2023 13:07 - Atualizado 24/07/2023

De acordo com o 17° Anuário da Segurança Pública, a Bahia foi o segundo estado do país em número de suicídios de policiais civis e militares em 2022. Ambientes de trabalho insalubres, periculosidade da atividade policial, recorrência dos casos de assédio moral e sexual, e os baixos salários são os principais fatores apontados pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia ao quadro de adoecimento dos servidores baianos.

Segundo a pesquisa, na Bahia sete profissionais tiraram a própria vida no ano passado e o número é o mesmo do estado de Pernambuco. O primeiro ente federativo no recorte é São Paulo, com 19 registros em 2022. A estatística contabilizou apenas os profissionais que estão ativos. O anuário mostrou ainda que, em todo o país, 82 profissionais da segurança pública cometeram suicídio. O número é menor que em 2011, quando foram contabilizadas 101 mortes.

” Precisamos que os servidores sejam acompanhados por equipes multidisciplinares e que as  ações da Polícia Civil passem a ser humanizadas porque os policiais são desumanizados. A saúde emocional do servidor é um dever do estado e temos certeza que vamos ter o apoio do atual governador Jerônimo Rodrigues que já deu várias sinalizações que pretende adotar uma gestão mais sensível às demandas dos policiais civis”, pontua o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia.

Foto: Arquivo Sindpoc

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.