O Memorial 2 de Julho, localizado no Largo da Lapinha, está aberto para visitação gratuita de escolas. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h (com acesso até 16h30). Instituições interessadas podem agendar as turmas através do telefone (71) 3202-7663.
Há também disponibilidade para o público espontâneo, sem necessidade de agendamento prévio.
Desde a inauguração, o espaço já recebeu um público total de 312 visitantes, incluindo estudantes de escolas públicas do entorno, projetos educativos, pessoas da comunidade e bairros adjacentes, turistas e funcionários públicos. “Tem sido um equipamento de forte incentivo ao mergulho no nosso passado”, frisa a coordenadora de Equipamentos Culturais da Secretaria Municipal de Cultural e Turismo (Secult), Camila Brito. O espaço abriga a história da independência da Bahia, com ênfase na participação popular, nas batalhas e festejos do 2 de Julho.
Parte do acervo foi produzido durante os festejos deste ano, bicentenário da independência, trazendo pra o memorial às sonoridades, vozes e rostos presentes na festa. O memorial abriga as imagens da Cabocla e do Caboclo, que antes só apareciam nos festejos e agora podem ser visitadas o ano todo.
Fotos: Valter Pontes/Secom