O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defesa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após uma fala polêmica nesta quarta-feira (19), durante evento em Cabo Verde. Na ocasião, o petista agradeceu a África por tudo o foi feito durante os 350 anos de escravidão.
De acordo com o ministro, o chefe do Executivo nacional afirmou que o Brasil tem uma dívida com a África. “O que o presidente Lula disse foi: ‘o Brasil tem uma dívida com África e ela tem que ser paga’. E por isso, o Presidente tem insistido – e já falei com ele sobre isso – é que a agenda de direitos humanos com África envolve o chamado direito ao desenvolvimento”, disse o ministro em entrevista à coluna de Roseann Kennedy, no site Estadão.
Vale lembrar que Silvio Almeida é reconhecido por sua luta contra o racismo, mas pode perder seu cargo devido à reforma ministerial. Ele ainda opinou sobre a relação de Lula com o continente africano.
“Lula considera que nossa relação com a África vai muito além do passado, que não se pode esquecer para que suas consequências não sejam reiteradamente vividas”, disse o chefe da pasta.
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil