quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

PREFEITO DE SALVADOR CRITICA GOVERNO DA BAHIA POR ALTOS CUSTOS NO METRÔ E PELAS OBRAS PARADAS DO VLT

Douglas Santana - 19/07/2023 18:50

Nesta quarta (19), ao comentar sobre o Transporte Público de Salvador, o prefeito Bruno Reis (UB) afirmou que a solução dos problemas envolvendo o tema na capital baiana, é trazendo mais passageiros para os modais disponíveis e promover novas alternativas.

No entanto, ao longo de sua explicação, o gestor municipal voltou a citar que o metrô mais caro do mundo está na Bahia, sendo que o modal antigamente era da prefeitura, e atualmente está sob a responsabilidade do Governo do Estado.

“Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados. O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transportes por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema”, declarou, em entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio A Tarde FM.

Bruno Reis ainda criticou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT, que segue sem sair do papel e corre o risco de ter o contrato suspenso.

“Sem querer entrar em polêmica, mas já são dois anos que os trilhos foram retirados e a obra não tem sequer perspectiva de quando vai começar e se vai começar. Inclusive, o contrato está em discussão de sua validade ou não. Para compensar a retirada dos trens, nós fortalecemos os Subúrbio com mais ônibus”, disse.

 

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.