Mais de 200 kg de lixo foram retirados das águas da Praia da Ilhota, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, durante uma ação realizada pela ONG Pró-Mar, na última segunda-feira (17). Entre os objetos estavam garrafas pet, caixas de leite, mochilas, chinelos, tampas, copos e isopor.
Os materiais foram separadas e destinados ao aterro sanitário, exceto as tampinhas de plástico que foram colocadas no totem de coleta do projeto Tampinhas do Bem. A ação faz parte do Projeto Mares, iniciativa em parceria com a Petrobras e tem como objetivo implementar estratégias para ciência cidadã e educação ambiental ligada à conservação do ambiente marinho em comunidades da ilha, além da restauração de 1,5km² dos recifes de coral na Área de Proteção Ambiental (APA) das Pinaúnas.
“Esse é um trabalho focado na compreensão a respeito da responsabilidade descarte do plástico e outros resíduos sólidos, para que todos compreendam que não podem terceirizar a responsabilidade e esperar que a natureza sozinha faça a parte dela. Esses tipos de materiais que possuem grande durabilidade e são passíveis de reciclagem devem ser encaminhados para o descarte correto, evitando assim que tenham os oceanos como destino final”, afirma o coordenador geral do projeto, Zé Pescador.
FOTO: Divulgação