sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

INSS ESTIMA ACEITAR USO DE TRANSPORTE PÚBLICO COMO PROVA DE VIDA; ENTENDA

LUANA NEIVA - 19/07/2023 15:50

A ideia seria para tornar a prova de vida menos burocrática

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estimar usar os equipamentos de controle biométrico de sistemas de transporte público para que aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios federais provem que estão vivos. No momento, a proposta ainda está em análise e poderá ser ampliada para outras localidades.

“Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF) para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida”, disse o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, na manhã desta quarta-feira (19).

Segundo ainda o presidente do Instituto, a ideia seria para tornar a prova de vida menos burocrática, ampliando as formas dos segurados comprovarem que estão vivos para continuar recebendo os benefícios previdenciários.

Conforme informação da Agência Brasil, neste ano, a prova de vida passou a ser feita pelo próprio INSS, através de cruzamento de informações registradas em bases de dados do próprio instituto ou de outros órgãos e entes federais. No começo de fevereiro, o INSS publicou portaria detalhando os procedimentos considerados válidos para atestar que o beneficiário está vivo.

Foto: Divulgação / Marcello Casal Jr  Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.