Secretário ainda avaliou que a perspectiva do governo é de que a Selic tenha uma queda expressiva e termine o ano em 12%
Nesta quarta-feira (19), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello afirmou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pode terminar 2023 dentro do limite da meta de inflação. Segundo informações do Poder 360, o CMN (Conselho Monetário Nacional) fixou a meta em 3,25%, com margem de tolerância de 1,75% a 4,75%.
“Há uma expectativa do IPCA terminar este ano dentro do limite superior, da banda superior da meta de inflação. Essa perspectiva não estava no horizonte há alguns meses atrás”, disse o secretário em entrevista.
Conforme o Boletim MacroFiscal, o IPCA deve ser de 4,85%. A projeção de maio estimava 5,58%.
De acordo com o relatório, a expectativa de inflação foi revisada para baixo por causa da redução nos preços da gasolina, diesel e gás de botijão nas refinarias. As revisões nas tarifas de energia elétrica e de ônibus urbanos também foram consideradas.
O secretário ainda avaliou que a perspectiva do governo é de que a Selic tenha uma queda expressiva e termine o ano em 12%, conforme a previsão do mercado.
Foto: Divulgação / Mehaniq