Segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, elaborado pela Serasa Experian, divulgados nesta terça-feira (18), no primeiro semestre deste ano, a demanda por empréstimos diminuiu 12,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa queda representa a maior redução dos últimos dez anos.
Todas as faixas de renda apresentaram redução na busca por empréstimos, sendo a queda mais acentuada entre aqueles que possuem renda de até R$500. Os estados com maior retração foram Amapá, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí.
De acordo com nota assinada pelo economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esse resultado não é surpreendente, pois segue a tendência de quedas consecutivas observadas desde o início do ano.
“Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”, diz trecho da nota.
Foto: freepik