domingo, 26 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

TREZENA DE SANTA DULCE DOS POBRES TERÁ PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL EM SALVADOR, CONFIRA

Bruno Alves - 17/07/2023 17:52

Com programação diversificada, com missas, procissões, peregrinação, exibição de filmes, quermesse, shows musicais e outras manifestações religiosas e artísticas, vai integrar, dos dias 1º e 13 de agosto

a Trezena de Santa Dulce dos Pobres,  é a festa que celebra a data litúrgica da primeira santa brasileira. Serão 13 dias de homenagens à religiosa baiana que dedicou sua vida ao acolhimento dos mais necessitados.

A partir do tema “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”, a religiosa será homenageada com uma série de atividades, a começar com a peregrinação de sua imagem por diversas regiões de Salvador, como a Praça Municipal, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Praça da Revolução, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e, por fim, Alagados.

Missas serão celebradas no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, de 1º a 12 de agosto, às 7h, 8h30, 12h e 17h. No dia 4, às 16h, uma procissão sairá dos Arcos do Bonfim com destino ao Santuário, destacando uma passagem importante da vida da religiosa, quando foi expulsa do primeiro local e decidiu levar sua obra social para um galinheiro.

No dia 5, às 15h, ocorrerá a transmissão ao vivo da imagem peregrina, que sairá do santuário e seguirá para o Centro de Convenções de Salvador. De lá, uma carreata fará o trajeto contrário. No dia seguinte, um domingo, às 8h, a Procissão da Memória partirá do santuário indo até a Basília da Conceição da Praia, relembrando o primeiro local onde Irmã Dulce foi sepultada.

Nos dias 10, 11 e 12, às 17h, haverá o Tríduo. Já no dia 12, às 22h, será realizada a Vigília, ambos no santuário. No dia 13, a programação segue com missas às 6h, 8h, 10h, 12h e 14h, no santuário. Pela tarde estão previstas outras atividades, como uma missa campal celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha; a Procissão Luminosa saindo do Largo de Roma, com os fiéis portando velas, prevista para as 18h; e o encerramento da trezena.

Foto/Reprodução: Acervo Osid

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.