A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tornou pública a lista sêxtupla dos candidatos que concorrerão à vaga aberta desde o final de 2022, após aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os 28 nomes aptos à disputa foram divulgados nesta segunda-feira (17) no Diário Eletrônico da OAB, assinado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto Simonetti. Apenas uma baiana compõe a lista: Cínzia Barreto de Carvalho, que está também entre as cinco mulheres concorrentes.
Cínzia é Diretora da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA). Ela é mestre em Direito desde 2002 pela Universidade Federal da Bahia (2002). Tem experiência como professora Prática Jurídica Trabalhista, de Direito Individual e Coletivo do Trabalho e de Processo do Trabalho, além de destaque na área de ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente em saúde do trabalhador, princípios de direito do trabalho, prática no processo do trabalho, direito coletivo do trabalho, direito da seguridade social; prática jurídica, ensino jurídico, núcleo de prática jurídica, trabalho doméstico, trabalho decente e assédio moral. A baiana já foi também Conselheira Seccional da OAB/BA, membro da 1a. Câmara Julgadora do Conselho Seccional e Presidente das Comissões de Educaçao Jurídica e Defesa da Autonomia Universitária da OAB/BA. Advogada militante desde o ano de 1992, é sócia fundadora do Escritório Carlos Freitas e Cínzia Barreto Advocacia e Consultoria.
A partir dos nomes, o Conselho Pleno formará uma lista sêxtupla, no dia 21 de agosto. Em seguida, a seleção será encaminhada para a Corte Superior, que irá reduzi-la para uma lista tríplice, cujo documento será enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá o novo ministro.
CONFIRA A LISTA:
– Adriano Costa Avelino OAB/AL
– Alexandra da Silva Candemil OAB/SC
– Antonio de Jesus Leitão Nunes OAB/MA
– Antônio Fabrício de Matos Gonçalves OAB/MG
– Auro Vidigal de Oliveira OAB/DF
– Breno Rafael Rebelo Gil OAB/SP
– Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro OAB/SP
– Carmela Grüne OAB/RS
– Cinzia Barreto de Carvalho OAB/BA
– Eduardo Pragmácio de Lavor Telles Filho OAB/CE
– Emmanoel Campelo de Souza Pereira OAB/RN
– Fábio Túlio Barroso OAB/PE
– Fernando Antonio Benevides Férrer OAB/CE
– Fernando Carlos Araújo de Paiva OAB/AL
– Gisaldo do Nascimento Pereira OAB/DF
– José Alexandre Batista Magina OAB/SP
– José Carlos Manhabuco OAB/MS
– Lucas Rênio da Silva OAB/SP
– Luiz Gomes OAB/RN
– Marcelo José Ladeira Mauad OAB/SP
– Márcio Santana Dória OAB/SE
– Mário Roberto Pereira de Araújo OAB/PI
– Marthius Sávio Cavalcante Lobato OAB/DF
– Natasja Deschoolmeester OAB/AM
– Paula Frassinetti Coutinho da Silva Mattos OAB/PA
– Raimar Rodrigues Machado OAB/RS 15.235
– Roseline Rabelo de Jesus Morais OAB/SE 500-B
– Vanessa Maria Vieira Bitu OAB/PE
FOTO: Divulgação/TST