sábado, 29 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

LULA DIZ QUE ACORDO COM UE PRECISA ENVIAR SINAL PROMISSOR DE PAZ, COMÉRCIO E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

João Paulo - 17/07/2023 09:00

Após encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, (Veja aqui), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nesta segunda-feira (17) participação na sessão de abertura do Fórum Empresarial União Europeia – América Latina, em Bruxelas, capital da Bélgica. Lula chegou domingo (16) a Bruxelas, para participar da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O encontro entre os líderes dos blocos, que reúnem 60 países, vai até terça (18) – e Lula deve voltar a Brasília na manhã de quarta (19).

Além do encontro com Ursula, o presidente terá também, entre segunda e terça (18), sete reuniões bilaterais. Lula iniciou o discurso pouco depois das 4h30, dizendo que estava alegre por estar no recinto. “É enorme a satisfação por participar desse encontro empresarial. Acredito que são as empresas, universidades e sociedade civil que dão vida às relações entre o países. Estamos engajados na relançamento dessa histórica aliança”.

“A mudança do clima evidencia urgência. A crise na democracia semeia discórdia. A guerra no coração da Europa lança incertezas. A corrida armamentista dificulta o enfrentamento da mudança do clima. Frente a esses desafios, cabe aos governantes, às empresas e aos trabalhadores encontrarem o caminho”, discursou.

O presidente afirmou que um acordo equilibrado” abrirá novos horizontes”. “O Brasil voltou ao cenário internacional para contribuir no enfrentamento do clima e contra a desigualdades. Precisamos enviar ao mundo um sinal de que as duas regiões estão comprometidas com uma agenda promissora, uma agenda de paz, de comércio, de geração de empregos e de crescimento sustentável. O Brasil está fazendo sua parte, com estratégia a longo prazo”, afirmou Lula. Com Informações do G1

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.