O governador da Bahia, Rui Costa (PT), participou, nesta segunda-feira (17), da inauguração de mais um Colégio de Educação em Tempo Integral, desta vez em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Na ocasião, ele participou da apresentação do Pacto pela Retomada de Obras da Educação, ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana; e da Casa Civil, Rui Costa, e assinou o protocolo de intenções para firmar a parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia visando ampliar os investimentos na área educacional.
Segundo o ministro Camilo, o Pacto visa possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026.
Sobre o pacto que prevê a retoma de obra de creches e escolas no país, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, detalhou as metas do programa que vai contemplar 203 municípios baianos. “São quase quatro mil escolas no Brasil. Na Bahia, esse número chega a quase 400 unidades que estavam aí paralisadas, e nós vamos retomar essas obras, para que, em cerca de um ano, crianças e adolescentes possam ter escolas novas onde estudar e possam sonhar e projetar o seu futuro”, frisou.
Os ministros e o governador também assinaram o documento que garante a adesão da Bahia ao programa do Governo Federal Criança Alfabetizada, que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA