O presidente Luiz Inácio (PT) afirmou que não adianta prestar atenção apenas no Produto Interno Bruto (PIB), se não há distribuição equitativa do crescimento. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (12) em solenidade no Palácio do Planalto de entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico e da retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Segundo ele, fundos constitucionais são para fazer para investir, não para superávit.
“Não adianta a gente ficar olhando apenas o PIB, cresceu 10%, 14%, 30%, se o resultado desse PIB não é distribuído de forma equitativa entre a totalidade da população. Se você cresce 1% e distribui 1%, vale mais do que ter 10% e não distribuir nenhum”, disse Lula.
Na ocasião, o chefe do Executivo pediu um levantamento geral dos fundos à ministra do Planejamento, Simone Tebet e solicitou um levantamento desde o seu primeiro governo, em 2003, sobre a utilização dos recursos de fundos constitucionais guardados para fazer superávit na balança comercial.
“Os fundos não foram criados pelo Senado Federal para fazer superávit, foram criados para investir em áreas. Vamos ter que começar a rever, senão Congresso Nacional não precisa mais criar fundo”, afirmou o petista.
Foto: Ricardo Stuckert/PR