terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.4939 Dólar 5.1195

CICLONE QUE CHEGA À REGIÃO SUL TRAZ CHUVAS, FRIO E MUITO VENTO

João Paulo - 12/07/2023 07:25

O Sul do Brasil se prepara para uma nova frente fria que chega à região nesta quarta-feira e deve permanecer por alguns dias. Um novo ciclone extratropical vai atingir o Rio Grande do Sul já a partir da madrugada desta quarta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca para Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O governo dos três estados publicaram em suas redes sociais alertas à população. No Paraná, onde o fenômeno será mais ameno, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar-PR) informou que uma ventania deve atingir todo o estado, acompanhada de fortes chuvas e queda acentuada de temperatura. Em Santa Catarina, o governo publicou uma série de recomendações sobre como agir em caso de temporais, principalmente alertando sobre os riscos com equipamentos eletrônicos.

Em suas redes sociais, o Governo do Rio Grande do Sul alertou a população sobre a possibilidade de “chuvas intensas e volumosas” próximo à costa do estado. A Defesa Civil do estado definiu a vigência do aviso entre os dias 11 e 13 desse mês, com risco de temporais isolados, descargas elétricas e queda de granizo no Noroeste, no Norte e no Nordeste gaúcho.

Para a quarta-feira, há entre 60 mm e 100 mm/dia de chuva acumulada, com possibilidade de rajadas de vento alcançando os 90 km/h. No litoral, o mar fica agitado, com risco de ressaca. Na quinta, há previsão de “chuvas constantes com acumulados em torno dos 45 e 60 mm/dia”, com expectativa de mar agitado, ressaca e rajadas de vento que podem chegar a 110 km/h.

Os ventos intensos, com rajadas mais significativas, devem ocorrer, especialmente, no litoral da Região Sul com rajadas que podem chegar a 100 km/h em alguns pontos. Os ventos vão ganhar força atingindo também as áreas do litoral da região Sudeste, a partir de quinta-feira, afirma o Inmet. — Essa baixa pressão se desloca pela região Sul, fica parada próximo ao litoral e vai provocar muita ventania, chuva com volumes consideráveis, principalmente, no Rio Grande do Sul, pegando Santa Catarina e até o Sul do Paraná — explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país, atingindo não apenas o Sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem, destaca os meteorologistas do instituto.

Por conta das condições climáticas, o governo do Rio Grande do Sul decidiu enviar um ofício, na noite desta terça-feira, para CBF, Confederação Gaúcha de Futebol (FGF) e Grêmio “solicitando o adiamento do jogo marcado para a noite desta quarta-feira na Arena” — o clube gaúcho recebe o Bahia no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. “Importante a precaução considerando que envolve deslocamento de milhares de pessoas e mobilização de serviços”, afirmou prefeito em suas redes sociais.

Foto: Bombeiros/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.