Uma reunião com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e todos os dirigentes de órgãos municipais, foi realizada na manhã desta terça-feira (11), para a realização do balanço das ações implementadas no Distrito Cultural do Centro Histórico, criado há 75 dias. Durante o período, inúmeras ações foram implementadas, como o recadastramento e entrega coletes de identificação para os ambulantes locais, o lançamento do calendário de eventos culturais e o início da instalação de câmeras de videomonitoramento.
“Os avanços já são visíveis. Quem mora aqui, quem trabalha aqui ou visita o Centro Histórico sabe que, de maio para cá, houve uma mudança significativa. Podem ter certeza que, à medida que formos implantando todos os serviços que estão previstos para essa área da nossa cidade, a mudança ficará ainda mais clara. Portanto, uma cidade que quer ser bem resolvida precisa ter o seu Centro Histórico bem resolvido. E é isso que estamos fazendo”, destacou o prefeito da capital baiana.
Além disso, foi feita a ampliação da potência da iluminação pública. Neste serviço, foram adquiridas 66 luminárias antivandalismo em LED, que posteriormente serão instaladas em igrejas e praças históricas. A Prefeitura destacou ainda uma equipe implantada ao Centro Histórico com foco nas operações de combate à poluição sonora, outra de agentes de limpeza, além de duas motos coletoras para realizar a limpeza urbana. Há também a manutenção do calçamento das principais vias de acesso ao Pelourinho.
Segundo o chefe do Executivo municipal, o município tem mais agilidade para solucionar problemas na região, com a sobra na quantidade de servidores que atuam exclusivamente no local. “Sejam de manutenção, ordem pública, iluminação, abordagem social, ordenamento do uso do solo ou de segurança, com a Guarda Municipal. Nessa reunião, podemos avaliar os avanços que ocorreram e tomar decisões para implantar novas medidas. Vamos seguir avançando. Trocando toda a iluminação, recuperando fontes e definindo um calendário de eventos que vai até o final deste ano”, afirmou.
Foto: Valter Pontes/Secom PMS