O mercado de computadores pessoais (PCs) caiu no segundo trimestre de 2023 em 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas globais totalizaram 61,6 milhões de unidades, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC). Segundo a empresa, a queda se deu devido a desafios macroeconômicos, demanda fraca de consumidores e clientes empresariais e uma mudança nas prioridades de orçamento de tecnologia da informação.
Apesar da negativa, o relatório apontou que as vendas no trimestre foram melhores do que o esperado e melhoraram em relação ao primeiro trimestre. Vale lembrar que anteriormente os embarques de computadores caíram 29% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, para 56,9 milhões de unidades. A empresas HP e a Apple superaram o resto do setor no trimestre.
Já a Lenovo continuou líder, vendendo 14,2 milhões de unidades no período. Para esta, apesar da participação de mercado ser de 23,1%, as remessas totais caíram 18,4% se comparado ao mesmo período de 2022. Na HP, os embarques caíram 0,8% em relação ao ano anterior, para 13,4 milhões de unidades, dando à empresa 21,8% do mercado no trimestre de junho. Em relação à Dell Technologies, houve uma queda de 22% nas vendas em relação ao ano anterior, para 10,3 milhões de unidades. Vale lembrar que a Dell tem maior exposição do a HP ao mercado corporativos, que tem sido mais fraca do que o mercado de consumo. Em contrapartida, as vendas do Apple Mac aumentaram 10,3%, e foram à 5,3 milhões de unidades.
Foto: Divulgação/Kingston