A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) prorrogou por mais 90 dias a suspensão da liberação da obra para construção de um megaempreendimento de luxo em Boipeba, localizado no município de Cairu, na região Baixo Sul da Bahia. O Inema – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a SPU emitiram nota nesta segunda-feira (10), informando que a medida foi tomada para esclarecimento das irregularidades identificadas no processo administrativo.
Segundo a nota, permanece valendo a proibição de obras ou benfeitorias no imóvel até que seja apurado se o empreendimento é compatível com legislação patrimonial. Anteriormente, o Inema havia liberado a obra, que só foi paralisada por determinação do SPU, mas o órgão estadual afirma agora que está de acordo com as determinações do órgão federal.
O resort de luxo fica na Fazenda Ponta dos Castelhanos, é de propriedade de José Roberto Marinho, um dos proprietários da Rede Globo, e do economista Armínio Fraga e ocupa 20% da Ilha de Boipeba. O mega empreendimento teria duas pousadas de 25 quartos, outras 25 casas, pista de pouso, uma marina de médio porte para desembarque de lanchas e motos aquáticas, além de um campo de golfe de 370 hectares.
O projeto tem sido alvo de críticas, pois será erguido em uma Área de Proteção Ambiental, uma APA, e próxima de uma comunidade pesqueira tradicional chamada Cova da Onça.
Foto: Boipebatur/divulgação