Nesta segunda-feira (10), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi afirmou que a medida provisória (MP) que vai recriar o pagamento de bônus de produtividade para servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será assinada por Lula (PT) ainda esse semana. A novidade visa fazer com que os funcionários consigam analisar mais pedidos de benefícios e diminuir a fila de espera.
De acordo com informações da Agência Brasil, até o fim de junho, mais de 1,5 milhões de pessoas estavam a espera de perícia média e análise administrativa para conseguir a aposentadoria, pensão, salário-maternidade, entre outros.
“Hoje tem uma média de 800 mil pedidos a cada mês, além da fila. Há três meses consecutivos estamos atendendo mais requeridos de pedido inicial, ou seja, estamos atendendo mais do que recebemos. O bônus de produtividade faz o chamado contraturno. Você tem um turno normal e você vai ter um contraturno, em que o servidor vai receber uma gratificação para poder fazer só a fila. Então nós vamos começar no final da fila, que é em torno de um ano, até o momento de hoje. A nossa intenção é até dezembro ficar com toda a fila enquadrada na lei, que é 45 dias de demora” disse o ministro à Agência Brasil.
Foto: Divulgação / Agência Brasil