sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

HAM FARÁ MUTIRÃO PARA DETECTAR CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NA PRÓXIMA SEMANA; SAIBA MAIS

Douglas Santana - 10/07/2023 15:28

No sábado da próxima semana (22), o Hospital Aristides Maltez (HAM), localizado em Salvador, no bairro de Brotas, fará um mutirão para detectar câncer de cabeça e de pescoço. Uma equipe multidisciplinar, com profissionais do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Odontologia e Departamento de Psicologia estará envolvida nessa ação.

A expectativa é de atender até 100 pessoas para tratamento. A triagem faz parte da programação do Julho Verde, criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com objetivo de informar a população e profissionais de atenção básica sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço e promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

O trabalho do HAM será feito em parceria com a Associação de Câncer Boca e Garganta (organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos portadores de câncer de boca e garganta e seus familiares em todo o Brasil). Segundo o médico Lucas Gomes Silva, chefe do departamento de Cabeça e Pescoço do HAM, no Brasil este tipo da doença é a sexta maior causa de morte por câncer. A estimativa é de que cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço surjam anualmente no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“É um tipo de câncer com alta prevalência, principalmente em países com baixo nível socioeconômico e precisamos alertar a população sobre os riscos e como fazer a prevenção”, explica.

 

Foto: Divulgação/HAM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.