sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

APERTO DOS JUROS FAZ MERCADO COGITAR CORTE AGRESSIVO DA SELIC

Tácio Caldas - 10/07/2023 19:24

Preços de ativos indicam chance elevada de redução de 0,5 ponto na taxa básica em agosto, mesmo após alerta de ‘parcimônia’ do Banco Central.

O alívio na percepção de risco no Brasil e a dica dada pelo Banco Central (BC) de que um ciclo de redução da Selic está prestes a começar fizeram o mercado vislumbrar uma diminuição no grau contracionista dos juros ao longo dos próximos meses. A política monetária, porém, permanece em níveis bastante restritivos, fazendo ganhar força entre os participantes do mercado, a possibilidade de uma redução mais célere da taxa básica de juros à frente.

A postura monetária permanece em níveis muito elevados, mesmo quando se considera um aumento da taxa de juros de equilíbrio. Ao se considerar o nível da Selic, de 13,75%, e as expectativas de inflação 18 meses à frente, o nível efetivo do aperto monetário na economia permanece acima de 4 pontos percentuais nos últimos 11 meses.

E, ao se observar os preços de mercado, ganhou força, nas últimas semanas, a chance de o BC começar o ciclo de forma menos parcimoniosa, já com um corte de 0,5 ponto percentual na Selic em agosto. No fechamento dos negócios de sexta-feira, o mercado de opções digitais indicava 45% de chance de redução de 0,25 ponto no juro básico na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), contra 41% de possibilidade de corte de 0,5 ponto.

De acordo com especialistas, no cenário atual, a Selic começa a ser reduzida com um corte de 0,25 ponto em agosto podendo chegar a atingir 12,25% no final de 2023. Já em 2024 a precisão dos especialistas é de que a Selic termine com uma taxa de no máximo 10,5%.

Foto: Envato

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.