terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.1753

DUAS BARRAGENS ESTÃO EM ESTADO DE ALERTA NA BAHIA

Victoria Isabel - 07/07/2023 08:51 - Atualizado 07/07/2023

Em relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do governo federal, duas barragens de água localizadas na Bahia estão classificadas em estado de alerta. As barragens estão localizadas no município de Eunápolis e em Gentio do Ouro. São elas: Jteu 784 e Mirorós, respectivamente.

Em situação crítica no Relatório de Segurança de Barragens 2022, as barragens são geridas pela Veracel Celulose S/A e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). De todas as estruturas desse tipo no estado, essas são as que mais preocupam a Agência Nacional.

No caso da barragem em Eunápolis, no sul baiano, excesso de vegetação nos terrenos inclinados (talude), acúmulo de água e erosão, são alguns dos motivos de preocupação. Já na barragem da Codevasf, o problema está no vertedouro, que é diferente do que foi projetado inicialmente. Mas apesar de citadas no Relatório de Segurança, as estruturas que preocupam não representam necessariamente risco de rompimento, de acordo com a Agência Nacional de Águas.

Em nota, a Veracel Celulose informou que realiza avaliações técnicas independentes, que atestam a segurança da barragem. “Avaliações técnicas realizadas periodicamente por empresas especializadas e independentes identificaram que a barragem está estável e opera de acordo com todos os requisitos de segurança e em conformidade com a legislação vigente”, pontua. As características divergem do Sistema Nacional de Informações.

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.