Cumprindo agenda em Brasília, após participar da sessão solene em celebração aos 200 anos do 2 de Julho e fazer parte da 17ª Conferência Nacional de Saúde, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) concedeu a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia para o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A condecoração aconteceu nessa quarta (04), no Palácio do Planalto.
No último final de semana, outros quatro ex-governadores da Bahia: Paulo Souto, César Borges, João Durval e Otto Alencar, também receberam a medalha, em cerimônia no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As homenagens fazem parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
O ex-governador Antonio Imbassahy deve ser o próximo a receber a honraria. Além disso, Jerônimo revelou também que pretende fazer um jantar para reunir os ex-governadores da Bahia, no Palácio de Ondina, em Salvador.
A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, para homenagear personalidades e instituições que tiveram destaque na garantia das liberdades públicas. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.
No histórico dos políticos que já receberam a medalha, o primeiro a recebê-la foi o presidente Lula (PT), na gestão Jaques Wagner (PT), em 2010. Entre os ex-governadores baiano vivos que ainda falta receber a honraria, resta apenas Nilo Coelho, atual prefeito de Guanambi.
Foto: Wagner Lopes/Casa Civil da Presidência da República