sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA DISCUTE NESTA QUARTA DETALHES DO ACORDO MERCOSUL-UE COM PRIMEIRO-MINISTRO DA ESPANHA

João Paulo - 05/07/2023 06:59 - Atualizado 05/07/2023

Um dia após assumir a presidência do Mercosul (Veja aqui) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversará, por telefone, com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. O tema será o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Lula classificou o acordo entre os blocos como um dos “compromissos que já não podem mais ser adiados”. Segundo o presidente, o premiê espanhol indicou que “seria importante fazer o acordo enquanto ele presidisse” a representação da União Europeia. Tanto o mandato do petista quanto o de Sánchez vão durar seis meses.

No encontro dos chefes de Estado do Mercosul ontem, o presidente Lula criticou a proposta do bloco europeu, mas pontuou que está “comprometido” com o encerramento das tratativas. “O instrumento adicional, apresentado pela União Europeia em março deste ano, é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente”, disse.

Lula indicou que as condições do bloco europeu serão o tema principal do telefonema com Sánchez na tarde desta quarta. “Vou conversar com o presidente Pedro Sánchez e vou tentar estabelecer com ele uma relação para ver se a gente consegue… Nós temos, no Brasil, um material estudado, temos que enviar para todos os presidentes que compõem o Mercosul para que a gente possa avaliar e quem sabe convocar uma reunião de ministros [do Mercosul] para poder definir o texto que queremos apresentar [como contraproposta aos instrumentos adicionais da União Europeia].”

Foto: Divulgação Planalto

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.