Uma reunião entre alguns governadores, prefeitos, deputados e senadores debateu a reforma tributária em tramitação no Congresso. Ao término, as lideranças estaduais afirmaram que há “consenso” em torno da análise da proposta. O encontro contou com a presença do relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Também participou o relator do projeto que beneficia o governo no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), deputado Beto Pereira (PSDB-MS).
Em declaração à imprensa, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), afirmou que os chefes dos governos estaduais entendem que há “necessidade de haver uma reforma tributária”. “Há um consenso entre todos os governadores da necessidade de haver uma reforma tributária com o país modernizar, o país poder avançar, tirar as amarras de quem empreende, né? Automaticamente facilitar a vida do consumidor, do contribuinte e também garantir que os estados e municípios possam ter uma arrecadação mais transparente”, declarou.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem defendido a votação do texto até esta sexta-feira (7). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse acreditar, no entanto, que a análise seja adiada para a próxima semana. “Vai conseguir votar nessa semana? Talvez não, talvez tenha que jogar pra semana que vem, mas o importante é tá colocando na ordem do dia, tá colocado na agenda de cada um, todo mundo tá se forçando até que tá aqui dando atenção para algo que é transformador pro Brasil”, Eduardo Leite.
Foto: Reprodução/TV Globo