sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CRIA LANÇA EDITAL DE ARTE E CULTURA PARA JOVENS DO RECÔNCAVO BAIANO

João Paulo - 03/07/2023 11:59

O projeto Cultura.REC, iniciativa do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) em parceria com a Bracell, está com as inscrições abertas para o seu 2º edital de premiação. Podem participar jovens entre 15 e 29 anos dos territórios de Santo Amaro da Purificação, São Sebastião do Passé e seus distritos, no Recôncavo Baiano. As inscrições das propostas devem ser feitas até o dia 10 de julho.

O projeto busca fortalecer ações locais produzidas em múltiplas linguagens de interesse coletivo e popular, premiando propostas de atividades artísticas culturais e formativas e contribuindo para fortalecer movimentos e manifestações culturais no território. As iniciativas podem ser apresentadas por grupos, articulações ou coletivos que sejam representados por um CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI) certificado para atividades no campo da arte, cultura e afins.

Ao final do processo, serão selecionadas 10 propostas com orçamento de até R$ 8 mil para cada uma. O edital completo e seus anexos estão disponíveis no https://linktr.ee/criandocria. É importante que os interessados leiam atentamente o edital e, em caso de dúvida, enviem as perguntas para o e-mail [email protected] até 9 de julho. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de julho, no Instagram do CRIA (https://www.instagram.com/criandocria/).

O projeto

O Cultura.REC é uma parceria conjunta de arte educação entre o CRIA e a Bracell. Nas duas primeiras etapas, em 2021 e 2022, o projeto buscou desenvolver ações de ciclos de aprendizagem e assessoria para acompanhamento, implantação e monitoramento de propostas de arte e cultura e articulação com espaços de gestão, formação e controle de políticas públicas culturais.

Em números, o projeto já alcançou aproximadamente 200 jovens participando diretamente das atividades e 46 organizações ligadas ao conselho de cultura dos municípios. Destacam-se, ainda, como resultados da formação sociopolítica e das ações de intercâmbio, o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura de São Sebastião do Passé e a criação de coletivos como o Conexão Cultural, em Santo Amaro, e o Caravanas das Artes, em São Sebastião do Passé.

Em Santo Amaro, a iniciativa conta com apoio e colaboração do Conselho Estadual de Juventude, Teatro Castro Alves, escola municipal e colégio estadual Antônio do Santos Paim, em Oliveira dos Campinhos, Museu dos Humildes, Colégio Estadual Castro Alves de Acupe e a Associação Cultural Terno de Reis Filhos do Sol. Em São Sebastião do Passé, as parcerias envolvem o Conselho Estadual de Juventude, Movimento dos Artistas, Departamento de Cultura do município, os colégios estaduais Luís Eduardo Magalhães e Polivalente e a Associação dos Moradores e Amigos de Maracangalha.

As ações desta edição do projeto Cultura.Rec 3.0 tiveram início em maio deste ano, com previsão de término para março de 2024. Nesta etapa, além do edital de premiação, será dada continuidade à formação sociopolítica, às ações de intercâmbio e ao fortalecimento dos coletivos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.