quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

LULA ENFRENTA DIFICULDADES COM EVANGÉLICOS E AGRONEGÓCIO. ENTENDA

João Paulo - 02/07/2023 07:55

Ainda enfrentando dificuldades para atrair setores que se aproximaram do bolsonarismo nos últimos anos, como evangélicos e produtores rurais, o governo Lula chega aos seis meses redobrando a aposta na agenda econômica na tentativa de quebrar resistências. As principais metas são aprovar a reforma tributária no Congresso e usar obras de infraestrutura, como as previstas no novo PAC, para gerar empregos. Há, no entanto, uma série de obstáculos no caminho, além da sensação, mesmo entre aliados, de que, até o momento, houve apenas a reciclagem de programas de gestões petistas anteriores. Lula tem cobrado novos projetos insistentemente dos ministros, como fez em reunião na semana passada.

O Planalto quer mirar eleitores que consideram a gestão regular — segundo uma pesquisa interna, esse público é composto majoritariamente por jovens, negros, mulheres, trabalhadores informais, adultos sem filhos e desempregados. No levantamento, que tem sido apresentado a ministros, as quatro prioridades listadas por esses segmentos são saúde pública, emprego, educação e segurança. Auxiliares de Lula reconhecem a dificuldade também de se aproximar dos evangélicos, que não têm um canal de diálogo privilegiado com o Planalto e tampouco receberam políticas públicas específicas. Pesquisa Ipec deste mês mostra que o percentual desse grupo que considera a gestão Lula ótima ou boa é de 29%, enquanto no total da população é de 37%.

Enquanto sua gestão patina nessa área, Lula vê com urgência a construção de uma pauta social consistente direcionada aos evangélicos de direita de classe baixa. Até o momento, o gesto do governo foi se afastar de pautas identitárias e, ainda que haja a avaliação de que as fricções hoje saõ menores do que durante a disputa contra Bolsonaro, prevalece a sensação de que pouco foi feito — até entre lideranças evangélicas que ajudaram na campanha. (O Globo)

fOTO: Cristiano Mariz

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.