domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA VAI RECEBER 130 OPERAÇÕES DE CRUZEIROS E MAIS DE 440 MIL TURISTAS

João Paulo - 30/06/2023 08:59

A temporada de cruzeiros na Bahia terá início em outubro deste ano e espera-se que impulsione ainda mais o setor de turismo e movimente a economia do estado e da capital, Salvador. Segundo a Cruise Lines International Association (CLIA), Salvador se tornou um dos destinos mais procurados. A expectativa é ainda maior este ano devido à recuperação da economia, ao aumento da renda da população e ao fim da pandemia, que encorajou os turistas de cruzeiro a retomarem seus hábitos de lazer.

Na Bahia, a temporada de cruzeiros se estenderá até maio de 2024, um pouco além do período normal, devido à presença do navio MSC Grandiosa, considerado o maior navio de cruzeiro a navegar na costa brasileira, com capacidade para 6,32 mil pessoas.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a Bahia receberá 130 operações de cruzeiros e mais de 440 mil turistas na temporada, que começará em outubro deste ano e irá até meados de abril e maio de 2024. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA). A pesquisa da CLIA mostrou que 60% dos viajantes manifestaram o desejo de retornar a Salvador, o que está alinhado com as perspectivas das agências de viagens e da Secretaria de Turismo da Bahia em relação ao movimento de cruzeiros.

Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, afirma que os dados indicam que a temporada do ano passado foi um sucesso e teve um movimento histórico, o que sugere que este ano será ainda melhor. Ele menciona que atualmente os turistas de cruzeiro das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste chegam a Salvador, se hospedam na cidade, a visitam e embarcam em cruzeiros. Em breve, espera-se ter um navio dedicado exclusivamente ao embarque em Salvador.

Jean Paul, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA), está certo de que a quantidade de turistas de cruzeiros neste ano será maior do que no ano passado. Ele destaca o primeiro navio da MSC, chamado Preciosa, como uma aposta para o setor. A temporada de cruzeiros será estendida até maio devido à presença desse navio. Até o momento, são previstas 69 escalas, mas esse número não inclui os navios menores nem aqueles que seguem para a Antártida, que poderiam aumentar ainda mais a quantidade em relação à temporada passada.

(TB)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.