Com a volta às aulas na rede municipal de ensino de Salvador programada para 3 de julho, os 387 profissionais que atuam na produção da alimentação fornecida aos estudantes passaram por nova capacitação sobre procedimentos operacionais como a manipulação segura dos alimentos, higienização, relacionamento interpessoal e autocuidado, promovida na última quarta-feira, dia 28, no Auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na Liberdade, pela LemosPassos, responsável pela cozinha de 174 escolas do município.
“As merendeiras estão preparadas e motivadas para mais um semestre de dedicação total às escolas. Realizamos esses treinamentos gerais, duas vezes ao longo do ano letivo, para os quais nossas equipes de nutricionistas preparam abordagens lúdicas, contribuindo para que haja maior engajamento e interação entre os participantes”, explica Nathane Fonseca, nutricionista da empresa responsável pelo atendimento às escolas. Parte do conteúdo, o programa Merendeira Segura dá especial atenção às orientações para prevenção de acidentes.
A capacitação conta com a parceria da Secretaria de Educação e de acordo com Carlos Silva, engenheiro de alimentos e responsável pela coordenação dos treinamentos no Grupo LemosPassos, as escolas assistidas são supervisionadas por uma nutricionista responsável que desenvolve o trabalho ao lado da direção e dos professores. Ele também detalha que a elaboração dos cardápios segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), respeitando a faixa etária e o tempo de permanência do aluno na escola.
Quarto maior produtor de refeições coletivas do país de acordo com o ranking nacional da Associação Brasileira de Refeições Coletivas (ABERC), a LemosPassos produz mais de 7,7 milhões de refeições mensalmente, servidas em 423 restaurantes administrados de segmentos variados nos nove estados onde está presente. Para o setor da Educação, a empresa atende a 291 unidades escolares na Bahia.