sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO ENCERRA SEMESTRE EM QUEDA

João Paulo - 29/06/2023 07:32

Segundo números da pesquisa Icec feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) repetiu a tendência de maio e recuou em junho 0,6% na relação com maio. O nível de otimismo dos empresários do varejo atingiu 106,4 pontos neste mês. Frente ao mesmo intervalo do ano passado, a diminuição alcançou 13,1%. Esse é o menor nível desde junho de 2021. O movimento do mês foi influenciado pela percepção desfavorável da situação vigente. Há três meses, o índice de condições atuais mergulhou na zona negativa (abaixo dos 100 pontos). Para 61,2%% dos comerciantes, as vendas no comércio pioraram.

“O resultado do Icec de junho mostra que os empresários do comércio estão cautelosos com a situação econômica atual do País, que afeta diretamente o consumo das famílias”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Segundo ele, a queda da confiança é um sinal de alerta, pois o setor vem sofrendo com as altas taxas de juros e as dificuldades que os consumidores têm de acessar crédito e pagar dívidas.

Embora os consumidores indiquem maior intenção de compra, o nível de endividamento e inadimplência elevado e o crédito caro e restrito limitam a capacidade de consumo. “O otimismo do consumidor, com maior segurança no emprego e melhora da renda disponível pela inflação mais baixa, não tem se traduzido em alta das vendas no varejo de forma geral e sustentada. Isso tem se refletido na redução da confiança do varejista”, analisa Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa.

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.