segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5683 Dólar 5.1606

BAHIA TEM QUEDA DE RENDIMENTO SEM BIEL; SUBSTITUTOS AINDA NÃO ENGRENARAM

João Paulo - 29/06/2023 08:27 - Atualizado 29/06/2023

O ano do Bahia tem sido atrapalhado por lesões. Atualmente, seis jogadores estão em recuperação no departamento médico. Entre eles, o atacante Biel é quem mais está fazendo falta ao time treinado por Renato Paiva. Uma das primeiras contratações da ‘Era City’ no clube, Biel é também um dos destaques do Esquadrão. É o segundo em número de participações para gols no elenco: foram 14, com oito gols e seis assistências, e fica atrás apenas de Everaldo, que soma 15 participações (11 gols e quatro assistências, em 34 aparições).

Sem o atacante em campo, o time vê o seu desempenho cair. Basta observar os números. Este ano, ele participou de 30 dos 39 jogos do tricolor. Com o camisa 11, o Bahia venceu 15 partidas, empatou seis e perdeu nove. Um aproveitamento de 56,6%. O jogador foi responsável por 15% dos 53 gols do ano e participou (gols mais assistências) de 26,4% dos gols. A média de redes balançadas na presença do atacante é de 1,5 por duelo.

Quando Biel esteve ausente, o aproveitamento foi de 44%. Em nove jogos, a equipe conquistou três vitórias, empatou três e perdeu três. A média de gols caiu para um por partida. Biel atuou pela última vez no empate por 1×1 com o Santos, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Ele sofreu uma lesão na coxa e foi substituído durante o jogo que o Bahia venceu nos pênaltis e avançou para as quartas de final.

Desde então, o Esquadrão fez três jogos: empatou com o Cruzeiro, ganhou do Palmeiras e perdeu para o Fluminense. Em todas as partidas, Kayky foi o escolhido como substituto. Ele marcou um gol no empate com a Raposa e deu uma assistência para Vinícius Mingotti diante do Flu. Aos 20 anos, o jogador tenta recuperar o espaço perdido após um período de titularidade no início do ano.

Para os dois próximos compromissos contra o Grêmio, por Brasileirão e Copa do Brasil, Biel ainda será desfalque, já que o prazo para recuperação é de pelo menos dois meses. Com isso, a expectativa é que ele fique à disposição somente entre o fim de julho e início de agosto. Por outro lado, Paiva terá o retorno de Ademir. Recuperado de lesão, o atacante cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na rodada passada. Contratado para ser um dos principais nomes do Bahia no Brasileirão, Ademir ainda não engrenou com a camisa tricolor.

Comprado do Atlético-MG, o jogador custou cerca de R$ 13 milhões. Até agora, disputou 13 partidas, sendo apenas seis como titular. Marcou um gol e deu uma assistência. Apesar da ausência de Biel e de outros jogadores do elenco, o técnico Renato Paiva procura valorizar quem está apto a jogar, ao invés de lamentar os desfalques. “O que tentamos fazer é encontrar soluções. Botar até jogadores fora dos lugares, por causa da lesão. Nunca me verão aqui sentado me queixando de não ter Biel ou Jacaré. Tenho Kayky, Cicinho, tenho um elenco. Jogadores de qualidade. Escolher o melhor possível. Os que não estavam jogando estão melhorando, como Kayky. Às vezes, o azar de um é sorte do outro”, disse o português. (Correio)

Crédito: FELIPE OLIVEIRA/EC Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.