sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

ADOÇANTE ARTIFICIAL DEVE SER CONSIDERADO POSSIVELMENTE CANCERÍGENO POR AGÊNCIA DA OMS; ENTENDA

Douglas Santana - 29/06/2023 14:49

Após avaliação da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), braço de pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o adoçante artificial aspartame será incluído na lista de produtos possivelmente cancerígenos. O anúncio oficial, com a publicação do relatório final, será feito no próximo mês.

O aspartame é comumente usado em refrigerantes diet e chicletes, entre outros itens. Com a nova avaliação da IARC, o produto artificial será considerado um item “possivelmente carcinogênico para humanos”. As pesquisas da agência internacional mostram que existe alguma evidência ligando o aspartame ao câncer, mas ainda é limitada.

Desde a década de 1980, o aspartame é usado em adoçantes de mesa e outra variedade de produtos, incluindo chiclete, sorvete, refrigerantes, cereais e mais. O uso é globalmente autorizado por reguladores dos países. A IARC não considera quanto de um produto é possível consumir em segurança, o que é feito por um comitê específico, além de reguladores nacionais.

Essa inclusão deve enfrentar resistência na indústria de alimentos, que usa bastante o aspartame, podendo considerar essa decisão controversa.

 

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.