Ultrapassada por duas capitais brasileiras, como Brasília e Fortaleza, Salvador possui 257.651 residentes a menos do que tinha há 12 anos, quando foi realizado o último Censo, em 2010. Os dados revelados nesta quarta (28), pelo IBGE, mostram que a capital baiana se encontra na liderança da lista das maiores reduções demográficas, em dados absolutos.
Ainda de acordo com o instituto, a diminuição registrada em Salvador é mais que o dobro do Rio de Janeiro, que aparece na segunda posição. Porém, a redução de 109.023 residentes na capital fluminense representa uma queda de apenas 1,7%, contra 9,6% da capital baiana.
Na lista das 20 cidades mais populosas do país, apenas uma teve um percentual de queda superior à Salvador: São Gonçalo (RJ), uma das três que não são capitais e figuram na relação. Distante cerca de 35 quilômetros do Rio de Janeiro, ela viu sua população encolher 10,3% e caiu da 16ª para a 18ª posição.
“Não dá para entender a dinâmica demográfica de uma concentração urbana olhando os municípios isoladamente. É preciso um olhar para o conjunto, para entender a dinâmica demográfica que está acontecendo ali naquele espaço urbano”, pontua o coordenador técnico do Censo 2022, Luciano Duarte.
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA