sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRESIDENTE DA FÁBRICA DE CARROS ELÉTRICOS QUE VIRÁ PARA A BAHIA É CONHECIDO COMO ” O ELON MUSK DA CHINA”

Redação - 28/06/2023 10:15 - Atualizado 28/06/2023

O grupo chinês BYD deve anunciar no próximo dia 4 de julho a implantação da fábrica de carros elétricos na Bahia. O anúncio será feito pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, que está no Brasil há uma semana e já se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues e se reúne hoje à tarde (28) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O fundador e presidente do grupo BYD, Wang Chuanfu, de 57 anos, é conhecido  como o “Elon Musk da China”.  Fundada em 1996, a BYD passou à frente da Tesla no ano passado e passou a ser a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

Stella Li, vice-presidente global, é o braço negociador. A executiva de 53 anos diz que  futuramente o mercado brasileiro poderá ser parecido com o que é hoje o da China: metade dos carros totalmente elétricos e a outra metade de híbridos “plug-in” a etanol. Li, também presidente da BYD Américas,  diz que a BYD tem intenção de investir no Brasil cerca de R$ 10 bilhões até 2025, pois, além dos automóveis, os planos do grupo chinês envolvem produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além do processamento de lítio e ferro fosfato. Só  no complexo industrial baiano somará R$ 3 bilhões e será feito com recursos do próprio grupo.

Nascida em Yunnan, sudoeste da China, e formada em Estatística, Li, que aparece na lista das mulheres mais poderosas da Revista Forbes China, em 2021 e 2022, diz que um dos seus desafios, agora, é fazer com que o consumidor de mercados como o Brasil teste o carro elétrico para “sentir a experiência de dirigir no silêncio, de forma suave e sem danos ambientais”. “O carro elétrico se vende por si mesmo”, diz. Em relação ao custo, ela aposta que, com o tempo, os preços vão cair. “Vocês vão se surpreender”, diz a executiva. Com informações do Valor Econômico.

Veja Também:  Governador e  Vice-presidente da BYD anunciam vinda de fábrica de carros elétricos para a Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.