quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

PREFEITURA DE SALVADOR LANÇA NOVO PROGRAMA SOCIAL; CONFIRA

Douglas Santana - 28/06/2023 15:16

Com entrega de chave nesta quarta (28), a Prefeitura de Salvador lançou o programa Moradia Assistida: Reinventando Caminhos. A ação social tem o objetivo de oferecer moradia para pessoas que vivem em situação de rua. Além disso, serão oferecidos cursos profissionalizantes em parceria com o Senai Cimatec. De acordo com a gestão municipal, meta é que em até dois anos essas famílias consigam se sustentar sem a ajuda do Poder Público, mas o prazo pode ser prorrogado.

O prefeito Bruno Reis (UB) entregou as chaves para a família Nascimento, primeira beneficiada pelo novo programa. Mariana Nascimento, de 37 anos, contou que viver ao relento impõe uma série de desafios e lembrou de um episódio recente quando um temporal atingiu Salvador, deixou as crianças assustadas e a enxurrada molhou os poucos bens que eles possuíam, como lençóis e papelão.

“Agora, meus filhos não estão mais correndo risco, eles têm uma moradia digna e uma cama, vão poder parar de dormir comigo, porque minha coluna não está aguentando mais. É a minha casinha, com um fogãozinho e um lazer. Graças a Deus eu fui contemplada e espero que mais famílias sejam beneficiadas”, contou.

Bruno Reis frisou que a pandemia agravou a situação financeira de muitos soteropolitanos. Ele lembrou que quando assumiu o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, em 2015, Salvador tinha dois hotéis sociais que ofereciam 100 vagas, e que atualmente há cerca de mil acomodações, aluguel social e programas de habitação.

“Tenho certeza de que o Moradia Assistida será um sucesso. Além de oferecermos a casa toda mobiliada também tem um conjunto de apoios na área social. Vamos reduzir os danos sofridos por essas famílias, fortalecer os vínculos, com acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos, e vamos qualificar essas pessoas para que possam ser reinseridas no mercado de trabalho e tenham autonomia”, explicou.

O objetivo inicial é alcançar 20 famílias, e cerca de 100 pessoas. Nessa primeira fase, estão sendo priorizadas famílias grandes, moradores que fazem uso abusivo de drogas e que não aderem aos modelos atuais de residência provisória. As primeiras dez já foram selecionadas, e mais dez estão em processo seletivo.

O programa social, inspirado no modelo internacional Housing First, é executado de forma indireta, por meio de parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis pela equipe técnica multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogos e redutores de dano. O objetivo é acompanhar e monitorar as famílias acolhidas. A Agência adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) foi a instituição selecionada.

 

Foto: Lucas Moura/SECOM-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.