sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

BANCO CENTRAL PREVÊ LANÇAR PIX AUTOMÁTICO EM ABRIL DE 2024

João Paulo - 24/06/2023 17:00

O Banco Central do Brasil anunciou que pretende lançar o Pix Automático em abril de 2024. Esse serviço permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, abrangendo contas de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streaming, seguros e clubes de assinatura.

Para utilizar o Pix Automático, o usuário precisará conceder uma autorização prévia. A partir desse momento, os pagamentos serão realizados automaticamente, sem a necessidade de autenticação do cliente a cada transação. A autorização poderá ser feita por meio do aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola. O cliente terá a opção de cancelar a autorização a qualquer momento. O Banco Central afirma que o Pix Automático estará disponível para empresas de todos os segmentos e portes.

Essa novidade ampliará as opções disponíveis para que empresas de diferentes tipos e segmentos recebam pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático depende de acordos bilaterais com várias instituições financeiras, o que gera complexidade operacional e altos custos, restringindo o serviço a grandes empresas, principalmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes com cartão de crédito não são acessíveis a uma parte significativa da população.

O Pix Automático será gratuito para quem efetua os pagamentos. As empresas receberão tarifas no momento do recebimento. Além disso, o pagador terá a opção de limitar o valor da parcela a ser debitada. Seguindo o cronograma, as regras do serviço devem ser publicadas em setembro de 2023, o desenvolvimento dos sistemas ocorrerá de outubro de 2022 a fevereiro de 2024, os testes serão realizados em março de 2024 e o lançamento está previsto para abril de 2024. O Banco Central está trabalhando no desenvolvimento do Pix Automático desde o final de 2021.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.