domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

MERCADO DE CARTÃO DE CRÉDITO CRESCEU 30,9% NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS

João Paulo - 22/06/2023 11:37 - Atualizado 22/06/2023

O cartão de crédito é uma das alternativas de pagamentos mais utilizadas pelo brasileiro há um bom tempo, e mesmo com a crescente popularização do Pix, essa alternativa continua sendo bastante utilizada.

Recentemente, o Banco Central (BC) revelou alguns dados relatando que entre 2019 e 2022 o mercado de cartão de crédito cresceu 30,9% no país. Segundo a instituição, em junho de 2022, cerca de 84,7 milhões de pessoas possuíam algum tipo de saldo devedor relacionado a esta forma de pagamento, enquanto em junho de 2019 esse montante ficava na casa dos 64,7 milhões de usuários.

Para que se fique claro, o saldo devedor é a quantia referente as compras realizadas pelos clientes no cartão de crédito, seja ela parcelada ou não, que ainda não foi quitada pelo consumidor e que pode haver a cobrança de juros.

De acordo com o Banco Central, 54% dos consumidores possuíam saldo devedor em somente uma instituição financeira, enquanto 25% deviam algum valor a duas instituições, e 20% a três ou mais companhias.

O BC ainda revelou que quanto mais cartões de crédito o consumidor possui, maior é o seu saldo devedor nas instituições financeiras, já que esses indivíduos tendem a elevar sua capacidade de gastos. “Quanto mais vínculos, maiores são o limite e o saldo médio da dívida. Isso sinaliza, de acordo com o estudo, que os usuários que estão utilizando cartões de mais de uma instituição aumentam sua capacidade de gastos com o aumento dos limites adicionais, elevando, em média, o saldo devedor consolidado”, explica o Banco Central.

Um dos principais motivos da adesão dos brasileiros ao cartão de crédito se dá pela facilidade de pagamento proporcionada por essa alternativa, já que a maioria esmagadora dos comércios, sejam eles físicos ou digitais, aceitam a ferramenta. Um bom exemplo são as plataformas com jogos de cassino que pagam no cadastro, que garante ao usuário um saldo inicial assim que realizam seu registro, mas para os primeiros depósitos do jogador aceitam diferentes alternativas de pagamento, como os cartões de crédito. Oferecendo inclusive bônus de depósito e outras promoções, que permitem que o jogador consiga um bom saldo extra e se divirta por mais tempo sem grandes gastos.

Diversidade de opções

 De acordo com o Banco Central, esse incremento no mercado de cartões de crédito pode ser explicado pelo aumento de novas instituições financeiras atuantes no país, principalmente no setor dos cartões pós-pagos, que fez com que uma parte do público tupiniquim passasse a ter mais de um cartão. Entre 2019 e 2022, o BC aponta que as instituições de pagamento e bancos digitais conquistaram 27,6 milhões de clientes.

O relatório do Banco Central também destaca que a quantidade de cartões de crédito no país em junho de 2022, 190,8 milhões, equivale a quase o dobro da população economicamente ativa em solo tupiniquim, 107,4 milhões.

Com isso, o BC esclarece que a expansão deste mercado é positiva, ao menos do ponto de vista financeiro, contudo esse crescimento também pode acabar elevando o potencial de endividamento das famílias brasileiras.

“Quando o cliente deixa de pagar o valor total da fatura do cartão, o valor não pago se torna uma modalidade de empréstimo, chamada rotativo do cartão de crédito. Essa é uma das operações de crédito com maiores taxas de inadimplência e custo no mercado”, esclarece a instituição em seu relatório.

Em relação ao endividamento, o relatório do BC apontou que os bancos digitais foram aqueles que tiveram o maior crescimento no saldo devedor dos consumidores no período analisado, 292,3%. Todavia, o levantamento reitera que o saldo devedor permanece concentrado nos grandes bancos públicos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.