O governador Jerônimo Rodrigues (PT), esteve em Brasília nesta quinta (22), e participou de reunião entre governadores e secretários de fazenda com o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP). O tema principal foi a Reforma Tributária, que foi elaborada pelo Governo Federal e analisada pelos deputados na capital federal.
Um dos principais pontos de debate entre os estados foi a possível criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, um mecanismo de compensação destinado a Estados e Municípios para amenizar os impactos do fim dos benefícios fiscais.
Para o governador, a reunião demonstra o empenho de Lira, do governo Lula (PT) e dos governadores em encontrar soluções que equilibrem as necessidades fiscais dos estados e promovam um sistema tributário mais justo e eficiente para todo o país.
“Saímos daqui com duas definições, uma é a entrega do documento propositivo, que será algo concreto que poderá ser melhor debatido, e outro é o marco temporal, que definiu um prazo para que este documento seja debatido e votado dentro da Câmara Federal, entre os dias 3 e 7 de julho”, afirmou Jerônimo, que estava acompanhado do secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.
Foto: Divulgação/Eduardo Aiache