domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1608

EM PARIS, LULA DIZ QUE PAISES RICOS DEVERIAM FINANCIAR A PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS

Tácio Caldas - 22/06/2023 18:53 - Atualizado 22/06/2023

Em evento na França, presidente janta com Macron e, em evento, diz que fará ‘todo e qualquer esforço’ para manter Amazônia ‘em pé’.

Durante o seu discurso no evento “Power Our Planet”, realizado nesta quinta (22) no Campo de Marte, em Paris, na França, onde estava a convite da banda Coldplay, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os países ricos têm uma “dívida histórica” e devem financiar a preservação de florestas, como a Amazônia. De acordo com o gestor do poder executivo federal, “não foi o povo africano que poluiu o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo”.

Ainda em seu pronunciamento, Lula (PT) repetiu o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, e disse que fará “todo e qualquer esforço” para “manter a floresta em pé”. Segundo o presidente, “a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade. E, por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”, pontuou Lula (PT) antes de convidar a todos para irem ao Brasil em 2025 quando, em Belém, no Pará acontecerá a conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP 30.

“E queria terminar convidando vocês – que ouvem falar da Amazônia todo o dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo – para comparecer ao Brasil. Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios. E que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossas florestas e responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais, porque não foi o povo africano que poluiu o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo”, conclui o presidente.

MACRON

Após comparecer neste evento, Lula (PT) foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para um jantar com participantes da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. O encontro aconteceu no Palácio do Eliseu, que é a residência oficial do líder francês. Nas redes sociais o presidente brasileiro postou uma foto e escreveu: “Reencontro com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu”.

A relação de Lula (PT) e Macron é boa, algo bem diferente do que vinha ocorrendo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso porque, após a vitória do político brasileiro nas eleições de 2022, o governo francês se reaproximou do Brasil. Este não é o primeiro contato entre os líderes de Brasil e França. Ambos já tinham conversado por telefone, em reunião Japão durante o G7 e em 2021, ambos já haviam se encontrado em Paris. À época Lula (PT) não era candidato ao Planalto e havia reestabelecido os direitos políticos.

Vale lembrar que Macron e o presidente do Brasil ainda devem se reunião nesta sexta (23). Neste encontro Luiz Inácio Lula da Silva pretende discutir temas como o combate ao desmatamento, a guerra entre Ucrânia e Rússia,além de algumas divergências que impedem a entrada em vigor de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, algo que pode contribuir muito para o desenvolvimento dos países sul-americanos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.