sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

DEPUTADOS PROPÕEM QUE AEROPORTO DE SALVADOR VOLTE A SE CHAMAR 02 DE JULHO

Tácio Caldas - 22/06/2023 19:25 - Atualizado 22/06/2023

De autoria dos deputados Joseildo Ramos (PT) e Lídice da Mata (PSB), a proposta já foi encaminhada para a casa legislativa.

A proposta com o projeto de lei nº 3.222/2023 foi protocolada no Congresso Nacional na última quarta (21) e propõe a mudança do nome do aeroporto de Salvador. Atualmente chamado de Salvador Bahia Airport devido à administração da concessionária Vinci Airports, o aeroporto é nomeado de Deputado Luís Eduardo Magalhães, por isso, dois deputados baianos propuseram a mudança para que o local volte a ser chamado de Aeroporto 02 de Julho, data em que se se celebra à Independência da Bahia no Brasil.

Os parlamentares Joseildo Ramos (PT) e Lídice da Mata (PSB) justificam que a mudança da nomenclatura trata-se de um “reparo histórico” e tem como objetivo “convencer o restante do País da importância do 2 de Julho para a nação”. Na proposta, os deputados ainda questionam o motivo do terminal levar o nome do ex-parlamentar. O detalhe é que o atual nome do aeroporto é ligado diretamente à família do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), que faz oposição aos partidos, autores da proposta.

O terminal aéreo de Salvador tem este nome desde 1998, quando a lei nº 9.661/98, proposta pelo deputado Aroldo Cedraz, à época filiado ao PFL, em homenagem à memória do deputado estadual baiano, que morrou aos 43 anos, em 21 de abril do mesmo ano. A alteração foi aprovada pelos senadores pouco mais de um mês depois, no dia 28 de maio e sansionada pelo presidente da época, Fernando Henrique Cardoso (FHC).

 

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.