sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA COMPLETA 600 CASAS REFORMADAS PELO MORAR MELHOR EM PAU DA LIMA

João Paulo - 21/06/2023 14:39

Desembarcando no bairro de Pau da Lima pela quinta vez, o programa Morar Melhor entregou, nesta quarta-feira (21), mais 100 imóveis reformados para moradores da região, totalizando 600 residências requalificadas na localidade. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza.

O prefeito ressaltou a mudança de vida proporcionada pelo Morar Melhor às famílias carentes da capital baiana. “São reformas que mudaram para melhor a vida da população. As pessoas começam a construir, mas terminar é mais complicado. Para isso existe o programa Morar Melhor. A Prefeitura amplia, reboca, reforma e transforma a vida dessas pessoas, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para todos”, afirmou.

Segundo ele, a meta do programa é ultrapassar a marca de 50 mil imóveis reformados até o próximo ano. “Já entregamos mais de 40 mil casas reformadas. Atualmente, cerca de 5 mil estão cadastradas e, até o fim de 2023, vamos ultrapassar 8 mil residências reformadas para mudar a vida de outros tantos habitantes de Salvador”, salientou o chefe do Executivo Municipal.

Proprietária da casa modelo do Morar Melhor, a ajudante de serviços gerais Fabíola Pinto, de 34 anos, é moradora da região há mais de uma década. Ela comemorou a reforma. “Começamos a construção da casa, mas, por problemas financeiros, jamais conseguimos concluir. Então, com o Morar Melhor, conseguimos terminar a obra, e hoje temos esse imóvel lindo e seguro. Antes era um pouquinho quando dava. Mas havia problema com infiltração, perda de móveis por conta da umidade. Agora, o problema está resolvido”, contou.

O titular da Seinfra explica que “a grande importância deste programa é poder entregar residências reformadas a famílias que realmente precisam, e que naquele momento não têm condições de dar andamento à sua obra, como é o caso de dona Fabíola. Então, é uma grande satisfação poder entregar estes imóveis. As famílias que recebem a reforma do Morar Melhor mudam de vida sem mudar de residência”, frisou.

Durante a entrega dos imóveis, o prefeito Bruno Reis ainda autorizou a requalificação de duas escadarias, sendo uma na Rua João Souza Santos e outra na Rua da Paz, além da reforma de uma quadra poliesportiva na Rua da Paz. Morar Melhor – O programa executa reforma nos lares de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Fotos: Valter Pontes/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.